December 14, 2011

VOGUE USA comemora 120 anos agora em Dezembro!!


Neste mês de Dezembro, a Vogue USA faz 120 anos. E a data será comemorada com a edição de um livro que reúne todas as capas desde a primeira publicada no ano de 1892.



Anna Wintour à esquerda no início da sua carreira na Vogue em 1988 e numa fotografia mais recente à direita num showroom pronta para mais colecção.




O livro Vogue: The Covers (25 dólares na Amazon.com) também mostra a primeira capa feita por Anna Wintour quando esta assumiu o cargo de editora-chefe, há 23 anos na revista. A foto de uma modelo israelita em jeans e de barriga à mostra era de um editorial que estava dentro da revista e que por isso não havia sido pensado para capa, no entanto Anna quis fazer uma tentativa. “Para mim pareceu-me algo novo, diferente. Eu lembro-me que os editores gráficos ao verem a capa, pensaram que nós tínhamos cometido um erro e por isso ligaram-nos de imediato escandalizados, conta a editora numa entrevista que deu à cadeia CBS.

À esq.: a 1ª capa escolhida por Anna Wintour em 1988.   À dta.: a capa da Vogue que mais números vendeu até hoje - foi a edição comemorativa dos 100 anos,
em 1992, com as supermodels da época 
(lembro-me perfeitamente desta capa a circular lá em casa)!!
 
 
 
 
Hamish Bowles, o editor internacional da Vogue Americana que organizou juntamente com Dodie Kazanjian, refere que a escolha desta capa foi arrojada, uma declaração de atitude, que quebrou qualquer limite ou regras pré-estabelecidas.


Na entrevista, Wintour fala sobre como correu a primeira capa com uma celebridade, no caso Madonna, prática que se tornou comum nas várias edições Vogue ao longo dos anos. “Lembro-me de ser criticada quando escolhi Madonna para capa da revista. As pessoas diziam ‘ela não é Vogue, ela não vai vender’. Foi um passo arriscado, que no final se traduziu num aumento de 40% das vendas. Foi aí que percebemos que era este o caminho", acrescentando ainda "Eu nunca presto muita atenção e não sigo pesquisas de marketing. No final, acredito no meu instinto. Às vezes ele é bem sucedido e, obviamente, às vezes não. Mas acho que uma pessoa tem que ser fiel ao que acredita.”


Para poder comprovar todas os editorais que fizeram história ao longo dos anos, existe além um arquivo virtual montado pela revista com o conteúdo de todas as edições até hoje (ou seja, mais de 400 mil páginas). O acesso ao Vogue Archive custa 1575 dólares (cerca de 1209€) por ano, mas em breve, parte ficará disponível para os assinantes da revista - boas notícias...

No comments: