December 10, 2011

CHANEL Métiers d'art show: a Journey from Paris to Bombay


A Maison Chanel pela mão de Karl Lagerfeld apresentou no passado dia 06 de Dezembro a sua colecção de "Pre-fall" em Paris sob o Tema: Paris - Bombay.

Foi um espectáculo diferente, sumptuoso e até mesmo extravagante - a passerelle estava ladeada por mesas de banquete, repletas de referências indianas, uma vez que os sons, os odores e toda a decoração com arranjos de fruta majestosos e enormes arranjos de flores – evocavam os tempos dos Marajás.

Com este desfile Karl Lagerfeld que nunca esteve na Índia, conseguiu trazer para o Grand Palais de Paris, ainda que por horas, o Mundo do Rajastão. 



Toda esta riqueza e luxo contrasta definitivamente com a conjunctura económica difícil por que a Europa atravessa.  E nesta perspectiva, o desfile parecia quase que uma provocação… no entanto Karl Lagerfeld afirmou que normalmente em tempos de maior austeridade económica, a moda tende a tornar-se ultra criativa e a quebrar barreiras. E esta colecção é exemplo disso mesmo.
                                 
Este desfile serviu também para prestar a habitual homenagem anual a todos os colaboradores e artesãos da Chanel (daí o tema Métiers d'Art) que executam as ideias de Lagerfeld, tornando-as possíveis, nomeadamente a François Lesage que recentemente faleceu.

O tema "Paris-Bombay" foi escolhido como statement, pelo facto da indústria da moda, para baixar os custos de produção, utilizar recorrentemente mão-de-obra indiana para a produção de peças bordadas e trabalhadas à mão. Por isso Lagerfeld nesta colecção fez exactamente o contrário: todas as peças da colecção com aplicações e borbados intrincados de clara inspiração indiana, foram realizadas pelo menos desta vez, pelos artesãos e costureiras do atelier Chanel sediado em Paris.




 


O tema apesar de contemplar realidades diametralmente diferentes, resultou muito bem, na medida em que houve uma interligação entre os elementos emblemáticos da Chanel como as pérolas, as correntes e os tecidos tweed e modelos/cortes tipicamente indianos como as túnicas de seda por cima de leggings, os leves e transparentes tecidos com padrão paisley e os cortes assimétricos com drapeados de lado em seda branco marfim. No entanto, a elegância do saia - casaco ainda que desta vez pouco convencional em seda de tom marfim - nada tem que ver com geografia. É SIMPLESMENTE FRENCH CHIC.

 

 

 

No comments: