November 27, 2011

YES...o FADO JÁ É PATRIMÓNIO MUNDIAL!!!!!!


A partir de HOJE, o FADO não é apenas a canção de Portugal, a canção de Severa, Marceneiro, Amália, Carlos do Carmo, Camané, Mariza, Ana Moura ou Carminho - mas de todo o MUNDO.

É um género de música singular que fala do nosso país, da nossa cultura, língua e sobretudo da história das nossas gentes... evocando, sentimentos, esses sim universais como a dor, a perda, o ciúme, a solidão e o amor.


O optimismo e a expectativa gerada à volta da possível entrada do FADO para a Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade eram grandes e estes últimos dias de deliberação por parte da UNESCO em Bali, foram vividos com muita intensidade por mim e por todos os Portugueses que através das redes sociais "postavam" sem parar músicas, intérpretes, o vídeo oficial da campanha de promoção, enfim tudo aquilo que tivesse a ver com o tema!!!!! 


Mas valeu bem a pena o nosso esforço e promoção!!!!!!


E VIVA O FADO!!!!!!!!!


Como homenagem a este nosso "feito" deixo-vos agora com a grande senhora que deu a conhecer o Fado aos 4 cantos do Mundo: Amália Rodrigues aqui a interpretar "Nem às paredes confesso".





Partilho também outro vídeo interpretado pela nova geração do FADO que continua a dar cartas e a fazer chegar este som único além MAR... Carminho interpretando "Meu amor marinheiro". 






No comments: