May 01, 2012

BILL CUNNINGHAN received the Carnegie Hall Medal of Excellence

Trailer do documentário - Bill Cunningham New York - de Richard Press


Hoje, dia 1 de Maio, é feriado porque comemoramos o dia do trabalhador. É extactamente por isso que decidi partilhar convosco a trajectória fantástica de um HOMEM GENIAL e SUPER TRABALHADOR - senhoras e senhores, BILL CUNNINGHAM.

O mundo da moda sempre foi conhecido pela sua excentricidade, glamour e perfeição inalcançável, pelo menos para a maioria das pessoas.  No entanto, Bill uma pessoa vulgar, conseguiu através da sua visão e do seu trabalho como fotógrafo, trazer até nós, simples mortais, este magnífico universo, publicando dia após dia, ano após ano, fotografias lindas e absolutamente incríveis, que ao longo dos tempos, serviram de inspiração para o mundo.

É precisamente por isso que no passado dia 23 de Abril, Bill Cunningham recebeu um prémio em NY por toda a sua dedicação ao mundo da moda - o Carnegie Hall Media of Excellence, em um evento de gala que contou com a presença de cerca de 450 amigos e fans que lhe prestaram homenagem no Waldorf Astoria.  





Este evento que fará uma retrospectiva sobre os seus quase 50 anos dedicados de profissão, tem como chairs (uma espécie de apresentadoras) Annette e Oscar de La Renta, bem como a actriz Sarah Jessica Parker. Certamente, mais uma data em que todas as convidadas se vestiram especialmente para o Bill. 




Bill é um homem solitário, que vive exclusivamente de, e para a sua paixão: fotografar moda. Com sua 29ª bicicleta (as outras 28 segundo ele foram todas roubadas) e uma disposição assustadora para um homem com mais de 80 anos, Bill mantém o seu emprego no The New York Times, fotografando na rua, pessoas anónimas ou não, que personificam estilos/tendências. O  seu trabalho é publicando religiosamente aos domingos, na sua coluna de moda, intitulada “On The Street”. (uma curiosidade - a sua coluna dispõe de formato de áudio no site do jornal e permite-nos viajar diretamente para NYC sempre que a ouvimos - um máximo!) . 

Alguns exemplos das colunas de Bill ao longo dos anos:






Pouco se sabia da vida deste carismático fotógrafo até à realização deste documentário, que mostra ao grande público um pouco mais da vida deste senhor que é tão importante para o mundo da moda (segundo o realizador Richard Press - ele demorou mais de 8 anos a convencer Bill a protagonizar este documentário que, para além de retratar a sua faceta profissional, mostra como o seu lado pessoal e solitário).

Com depoimentos de ícones da moda como Iris Apfel, Anna Piaggi , Anna Wintour, Annette De la Renta, Tom Wolfe, Kim Hastreiter e Editta Sherman , entre muitos outros, acabamos por descobrir um pouco da importância que o trabalho de Bill Cunningham tem vindo a desempenhar ao longo dos anos, na evolução das tendências fashion. Adorado pelo mundo da moda, Bill vive uma vida simples, sem qualquer sinal de ostentação ou opulência, dedicada exclusivamente à foto reportagem de tendências de moda.


Exemplo disso mesmo é a forma como o fotógrafo ainda se comporta nos dias de hoje, recusando-se a comer ou beber em qualquer uma das festas que ele vá cobrir para o Times, sejam elas de moda ou de alta sociedade em NYC (que é a sua segunda coluna no jornal, a também famosa “Evening Hous”).

E Bill circula por toda NYC como se aquelas ruas fossem o quintal de sua casa, ignorando completamente o caos do trânsito da cidade, mesmo já tendo sofrido alguns atropelamentos. Vai à lavandaria, à loja de fotografia, aos eventos durante o dia ou à noite, e faz tudo isto sempre acompanhado da sua inseparável bicicleta. Talvez venha daí toda essa sua disposição para permanecer por tanto tempo dentro do universo da moda com tamanha força. 


O fotógrafo tem um olhar único, sempre atento a pequenos detalhes, ou padrões que possam identificar alguma tendência de moda de rua que ninguém tenha ainda percebido. Seu olhar chega a ser tão especial, que até mesmo Anna Wintour, a editora chefe da Vogue US e uma das pessoas mais perfeccionistas e distantes do meio, durante o documentário, que chega a dizer que muitas vezes, nem ela e nem toda a sua equipa consegue aperceber-se das maravilhas que só mesmo Bill Cunningham  consegue captar através das suas lentes, mesmo estando todos na mesma sala de desfile. 

Engraçado, já conhecia há algum tempo o trabalho deste grande profissional e só agora ao escrever este post, é que me apercebo que a trajectória de Bill Cunningham serviu certamente de inspiração/exemplo para, inúmeros fotógrafos de street style super conhecidos actualmente, que percorrem mundo atrás de tendências/pessoas e estilos que mereçam ser revelados, como por exemplo, Scott Schuman do site Sartorialist, o fotógrafo Yvan Rodic, responsável pelo Face Hunter e o Jack & Jill.


Congrats BILL, e que venham mais outros 50 anos de fotos incríveis...

No comments: